26 de março de 2011
25 de março de 2011
ALUNOS DE TURISMO DO IESF PARTICIPARAM ACTIVAMENTE NA FESTA DAS CAMÉLIAS DE CELORICO DE BASTO!
Os alunos da Licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologias de Fafe (ESTF) do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF) participaram na VIII Festa Internacional das Camélias, realizada de 18 a 20 de Março, em Celorico de Basto, numa organização da Qualidade de Basto, EEM, e da Câmara Municipal. Esta iniciativa contou com a presença especial de uma comitiva da cidade Francesa de Houilles geminada com Celorico de Basto desde 2006.
Esta participação, impulsionada pelos alunos do 2.º ano, foi organizada no âmbito das unidades curriculares de Línguas Estrangeiras (Inglês, Francês e Espanhol), contando com todo o apoio/acompanhamento dos docentes e da directora da escola.
O programa deste evento, revelou vocação turística na medida em que privilegiou a visibilidade dos produtos locais e da área de destino e, em oferecer aos visitantes “experiências únicas e enriquecedoras”. A aposta foi ganha, pois a afluência de visitantes foi muito significativa, podendo-se dizer sem errar que as camélias e toda a oferta que lhe está associada - representa um forte atractivo da oferta turística do concelho, com interesse à escala regional, desde logo pela ligação deste produto à Galiza!
Foi proporcionada aos visitantes/turistas a oportunidade de contemplar uma exposição de camélias e de arranjos florais; de participar na actividade “Muros de Camélias”; de admirar a exposição de fotografia “Celorico de Basto - Um Jardim de Camélias” que teve lugar no Núcleo de Exposições da Biblioteca Municipal Professor Marcelo Rebelo de Sousa; de conhecer e comprar uma grande variedade de camélias e produtos derivados destas (ex: geleia e licor de camélia) no Mercado de Camélias e, ainda, de caminhar por “jardins de camélias” apreciando a sua [rara] beleza e arte!
Os alunos, envolveram-se com empenho e entusiasmo nas actividades, “construindo” o “muro de camélias dos três anos do curso” - materializando os conhecimentos teóricos adquiridos, o que contribuiu, indubitavelmente, para comunicar a oferta turística do concelho de Celorico de Basto [e fizeram-no em vários idiomas], e obviamente a identidade institucional que representaram.
O turismo é, de facto, um fenómeno fascinante! Uma Festa de Camélias..., enquadrável nos produtos turísticos estratégicos [da região] de Natureza e no Touring Cultural e Paisagístico, não tem fronteira para a entrada num outro produto estratégico de excelência - "Gastronomia & Vinhos". Exactamente! Este grupo de visitantes, como muitos outros, não deixou Celorico de Basto sem “degustar” o que de melhor esta terra bela e simpática tem à mesa!
Venha conhecer onde “floresce a cameleira mais antiga de Portugal”!
Nos "Fins-de-Semana" visite os jardins históricos no Norte de Portugal e, escolha um restaurante recomendado...
Rota de Jardins:
Fins-de-Semana Gastronómicos da Turismo do Porto e Norte:
Saudações Turísticas,
Pedro Carvalho
19 de março de 2011
SOCIEDADE PORTUGUESA DE INOVAÇÃO EDITA COLECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁCTICOS SOBRE TURISMO
A Sociedade Portuguesa de Inovação considera o acesso à informação "um factor critico, fazendo parte da sua missão divulgar o conhecimento". Nesta conformidade, editou uma colecção de recursos didácticos, contando com vários especialistas e com a coordenação científica do Eng. Luís Correia da Silva. Esta produção foi apoiada pelo Programa Operacional Valorização do Potencial Humano e Coesão Social da RAM (RUMOS), Secretaria Regional do Plano e Finança do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira.
Esta colecção, reúne manuais com diferentes e interessantes abordagens: qualidade enquanto condição de competitividade; inovação e novas tecnologias; imobiliária do lazer e turismo residencial; sustentabilidade, ordenamento do território e ambiente; marketing e comercialização de produtos e destinos; apoios e incentivos financeiros para empresas e destinos.
Os manuais, de interesse para profissionais e alunos de turismo, podem ser descarregados!
Saiba mais aqui:
Aproveito para felicitar o Mestre Nuno Madeira, autor do manual de marketing, que foi meu orientador no trabalho científico da Pós-Graduação em Maketing de Comunicação e Promoção do Turismo (2006).
Saudações Turísticas,
15 de março de 2011
PUBLICAÇÃO DIGITAL DE PAPER SOBRE A IMAGEM DE DESTINO DO ALTO DOURO VINHATEIRO
Tenho o prazer de comunicar que foi ontem publicado no Repositório Científico Digital da Universidade Fernando Pessoa e, por migração, no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, a comunicação que apresentei nas XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, Córdova, Espanha, que decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Fevereiro de 2011.
O paper "Imagem Percebida e o Perfil do Turista de um Destino Turístico Cultural: o caso do Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade" teve publicação em Obra Digital - ISBN 978-84-693-9621-6. Autores: Carvalho, Pedro; Salazar, Ana; Neves, Joana.
Disponível em:
https://bdigital.ufp.pt/dspace/handle/10284/1970
http://www.rcaap.pt/detail.jsp?id=oai:bdigital.ufp.pt:10284/1970
Saudações académicas,
Pedro Costa Carvalho
13 de março de 2011
PERFIL DO TURISTA DO PORTO E NORTE
O Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porte e Norte de Portugal (ERTPNP) e o Aeroporto Sá Carneiro, continuam a apresentar dados sobre o perfil dos turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal e que deixam este destino via Aeroporto do Porto.
Este excelente trabalho de monitorização do comportamento dos mercados e da performance da região é fundamental para orientar o marketing estratégico e operacional das organizações!
Conheça o perfil, com dados (actualizados) recolhidos no 4º trimestre de 2010:
http://www.institutodeturismo.org/ficheiros_upload/estudo_perfil_4_trimestre_2010.pdf
Este excelente trabalho de monitorização do comportamento dos mercados e da performance da região é fundamental para orientar o marketing estratégico e operacional das organizações!
Conheça o perfil, com dados (actualizados) recolhidos no 4º trimestre de 2010:
http://www.institutodeturismo.org/ficheiros_upload/estudo_perfil_4_trimestre_2010.pdf
10 de março de 2011
O PENT - PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE TURISMO VAI SER REVISTO!
A discussão pública da proposta de revisão do PENT decorre de 23 de Fevereiro e 31 de Março de 2011.
De acordo com o Turismo de Portugal "o documento que agora se divulga é o resultado do trabalho realizado ao longo de 2010, apresentando o ponto de situação das principais evoluções ocorridas no Turismo a nível interno e na conjuntura externa, bem como os ajustamentos definidos para os objectivos e eixos de desenvolvimento estratégico".
De referir que além dos ajustes, normais num plano estratégico, serão também revistos os programas de acção até 2015, de forma a permitir operacionalizar/materializar em conformidade.
De referir que além dos ajustes, normais num plano estratégico, serão também revistos os programas de acção até 2015, de forma a permitir operacionalizar/materializar em conformidade.
http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/turismodeportugal/Pages/DiscussaoPublicadaPropostadeRevisaodoPENT.aspx
8 de março de 2011
7 de março de 2011
FELGUEIRAS PROMOVEU “SHOW COOKING - GASTRONOMIA DE FELGUEIRAS COM ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA”!
"Chefs" Álvaro Costa e Alexandre Ferreira apresentaram sugestões IN para a gastronomia de Felgueiras!
No âmbito da primeira iniciativa “SABORES IN FELGUEIRAS”, iniciativa do Turismo da Câmara Municipal de Felgueiras, que termina amanhã, realizou-se um “show cooking” na Casa de Sergude – Sendim – Felgueiras, com apresentação de sugestões gastronómicas contemporâneas pelos Chefs Álvaro Costa (Pousada Palácio do Freixo – Grupo Pestana) e Alexandre Ferreira (Escola de Hotelaria e Turismo Douro – Lamego), e provas “comentadas” de vinhos de Felgueiras pelos enólogos Pedro Martins (Cooperativa de Felgueiras) e Sousa Pinto (CVRVV).
A organização do “show cooking” contou com o serviço da empresa SEG – Sentido Eno-Gastronómico (food communication), especializada neste tipo de eventos, com actividade no País e no estrangeiro: Sanghai e Dubai, sendo um exemplo da inovação e internacionalização eno-gastronómica da Gastronomia & Vinhos do País.
A realização da iniciativa é uma clara aposta do município em estimular a criatividade e a inovação eno-gastronómica (de reconhecida qualidade) bem como o networking, beneficiando o concelho de agentes empreendedores e com empresas de forte identidade no sector.
3 de março de 2011
IPDT EM PARCERIA COM A TURISMO DO PORTO E NORTE DEDICA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL À CELEBRAÇÃO DO 1.º CENTENÁRIO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO TURISMO EM PORTUGAL
Em 1911, Portugal acolheu o IV Congresso Internacional de Turismo, de 12 e 19 de Maio na Sociedade de Geografia de Lisboa. Este evento, institucionalizou o Turismo em Portugal com a criação da Repartição de Turismo.
Em 2011, celebra-se o Centenário da Institucionalização do Turismo em Portugal, com iniciativas de várias entidades. O IPDT, presidido pelo Prof. Doutor Jorge Costa, integra a comissão organizadora deste movimento, que conta ainda com várias dezenas de entidades nacionais que actuam no sector do turismo.
O IPDT dedica a sua “VII Conferência Internacional em Hotelaria e Turismo”, numa organização em parceria com a Turismo do Porto e Norte de Portugal E.R, a este marco da história do turismo em Portugal. A iniciativa realiza-se no próximo dia 14 de Julho, no Hotel Solverde, em Vila Nova de Gaia. A entidade salienta que:
Em 2011, celebra-se o Centenário da Institucionalização do Turismo em Portugal, com iniciativas de várias entidades. O IPDT, presidido pelo Prof. Doutor Jorge Costa, integra a comissão organizadora deste movimento, que conta ainda com várias dezenas de entidades nacionais que actuam no sector do turismo.
O IPDT dedica a sua “VII Conferência Internacional em Hotelaria e Turismo”, numa organização em parceria com a Turismo do Porto e Norte de Portugal E.R, a este marco da história do turismo em Portugal. A iniciativa realiza-se no próximo dia 14 de Julho, no Hotel Solverde, em Vila Nova de Gaia. A entidade salienta que:
"num momento em que o turismo se assume como uma das prioridades do governo português, a Conferência Internacional em Hotelaria e Turismo pretende servir de alavanca para uma reflexão profunda sobre o turismo em Portugal no ano em que se comemora o Centenário da Institucionalização do Turismo em Portugal (1911-2011)".
Toda a informação disponível em: