"Chefs" Álvaro Costa e Alexandre Ferreira apresentaram sugestões IN para a gastronomia de Felgueiras!
No âmbito da primeira iniciativa “SABORES IN FELGUEIRAS”, iniciativa do Turismo da Câmara Municipal de Felgueiras, que termina amanhã, realizou-se um “show cooking” na Casa de Sergude – Sendim – Felgueiras, com apresentação de sugestões gastronómicas contemporâneas pelos Chefs Álvaro Costa (Pousada Palácio do Freixo – Grupo Pestana) e Alexandre Ferreira (Escola de Hotelaria e Turismo Douro – Lamego), e provas “comentadas” de vinhos de Felgueiras pelos enólogos Pedro Martins (Cooperativa de Felgueiras) e Sousa Pinto (CVRVV).
A organização do “show cooking” contou com o serviço da empresa SEG – Sentido Eno-Gastronómico (food communication), especializada neste tipo de eventos, com actividade no País e no estrangeiro: Sanghai e Dubai, sendo um exemplo da inovação e internacionalização eno-gastronómica da Gastronomia & Vinhos do País.
A realização da iniciativa é uma clara aposta do município em estimular a criatividade e a inovação eno-gastronómica (de reconhecida qualidade) bem como o networking, beneficiando o concelho de agentes empreendedores e com empresas de forte identidade no sector.
A iniciativa “Sabores IN” contou com a parceria da AEF – Associação Empresarial de Felgueiras, e o apoio das seguintes entidades: Turismo da Porto e Norte, E.R.; Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes; Associação dos Profissionais de Turismo de Portugal; Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e da Rota do Românico. A esta iniciativa aderiram 17 restaurantes, sendo que 12 participaram num concurso gastronómico – que visa premiar a excelência e fazer um diagnóstico que permita identificar a formação necessária no sector, no sentido de qualificar e vocacionar cada vez mais a oferta, conferindo-lhes a necessária “vocação turística”.
O Presidente da Turismo da Porto e Norte – Dr. Melchior Moreira, salientou que “Felgueiras é um concelho de exemplo para o turismo da região e do País, na medida em que está a desenvolver importantes iniciativas com enquadramento nos produtos estratégicos definidos para a região, bem como a combater a sazonalidade do turismo”. O Presidente da entidade regional de turismo, elogiou também a visão do município ao “trabalhar sempre em parceria estratégica” com as entidades locais-regionais-nacionais. Aproveitou para falar da importância do Festival de Pão-de-Ló de Margaride, do qual são parceiros, a realizar a 16/17 de Abril, no Mosteiro de Pombeiro, e da relevância estratégica da rede de Lojas de Turismo da região, projecto que Felgueiras agarrou oportunamente.