22 de novembro de 2011

JORNADAS CULTURAIS - PENAFIEL - 25/26 NOVEMBRO

A Associação dos Amigos do Arquivo Municipal de Penafiel realizará nos próximos dias 25 e 26 de Novembro, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, as jornadas culturais subordinadas ao tema “Os Arquivos e a História Nobiliárquica”.



 
As comunicações "enfocam" investigações sobre os arquivos privados e públicos (salvaguarda, organização, relevância para a história), sobre a genealogia, sobre a história nobiliárquica, sobre a arte das casas solarengas e das capelas, sobre a arquitectura e a regeneração urbana, e sobre o papel do turismo enquanto oportunidade de desenvolvimento do legado histórico-cultural que os solares [ainda] preservam!

A sessão de abertura será proferida por Alberto Santos - Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, e por José Carlos Meneses - Presidente da Direcção da Associação dos Amigos do Arquivo de Penafiel.

A sessão de encerramento será realizada por Susana Oliveira - Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel.

No dia 25, no final dos trabalhos, haverá uma visita ao centro histórico, e no dia 26, a partir das 15:00 h - Visita à Quinta da Aveleda (Penafiel) e às Obras do Fidalgo(Marco de Canaveses).

Serei, com grato prazer, um dos oradores destas jornadas, com o tema: “A relevância das Casas Solarengas para o Turismo do Porto e Norte - Oportunidades e Tendências no quadro do turismo cultural e criativo!”. José Carlos Meneses, colega do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF), e presidente da entidade organizadora, abordará a temática: “Capelas privadas: vivência pós-tridentina e nobilitação da residência das elites”.

Faça a sua inscrição, gratuita, através do e-mail:


amigosdoarquivo.penafiel@gmail.com


CONHEÇA O PROGRAMA:

6 de novembro de 2011

BELO, CULTURAL, SABOROSO, TÍPICO, ACOLHEDOR - MINHO!

Turismo De Portugal - Portuguese Tourism Promotion Video 2011

Filme do Turismo de Portugal - Premiado na Polónia!

Rota do Românico - Dr. Greg Richards - 1ª Parte

Rota do Românico - Dr. Greg Richards - 2ª Parte

Rota do Românico - Dr. Greg Richards - 3ª Parte

Rota do Românico - Dra. Catarina Valença Gonçalves - 1ª Parte

Rota do Românico - Dra. Catarina Valença Gonçalves - 2ª Parte

Rota do Românico - Dra. Catarina Valença Gonçalves - 3ª Parte

Krazart - unique art & creative tourism

Entrevista a Romenia (RU), MOVEO Barcelona (Creative Tourism)

Santa Fe Creative Tourism - Workshops, Classes and Experiences in Santa ...

5 de novembro de 2011

TURISMO CRIATIVO – UM CONCEITO ACTUAL COM FUTURO!


O Turismo Cultural obteve o maior crescimento no contexto internacional, passando de 200 milhões de turistas em 1995 para 350 milhões em 2007, e destacando-se como o mercado que mais receita gera por viagem - como destacou Greg Richards, recentemente, em Setembro deste ano, no I Congresso Internacional da Rota do Românico.
Mas, a existência de uma oferta, dominante, demasiado “focalizada” na visita a monumentos [embora importante, e âncora] e numa abordagem estática e standard, ou seja “inibida” de criar diferenciação, exigia uma nova abordagem - o turismo criativo, que Richards muito tem contribuído para afirmar.
Com forte vertente cultural, o turismo criativo é um conceito dinâmico que vai ao encontro das actuais motivações turísticas, e sobretudo das tendências, de procura de experiências em que o turista participa activamente, em que não é um “mero espectador”, em que não se depara com algo apenas para “turista ver”. O turista é parte vital do produto, dinamizando-o, diversificando-o, inovando-o – valorizando-o!
Na abordagem criativa do turismo, o turista é simultaneamente produtor e consumidor de experiências,“agarrando” raízes culturais, “abraçando” a humanidade, em busca de autenticidade, ou meramente do que lhe é diferente; “libertando o stress do “monstro” urbano ou fugindo do silêncio do seu mundo rural em busca de espaços em que se cruzam e aculturam os povos do mundo!  
O turista já não quer apenas ver vindimar, quer passear pelas quintas, colher e pisar as uvas; o turista já não quer esperar à mesa pela gastronomia quer participar na sua confecção, o turista já não quer apenas assistir ao folclore, mas antes dançar e cantar -  viajando na história e cultura dos povos; o turista já não quer apenas levar lembranças das áreas de destino, mas antes participar na sua criação - o turista fartou-se de assistir. O novo turista quer viver experiências que o integrem, que o envolvam, que o enriqueçam, que o divirtam, que o libertem de algo, que…[não há limite se houver imaginação e criatividade]!  
Tendo por base o mais simples, poderá surgir o mais interessante como oferta, como é exemplo o vídeo que se segue!  
Mas, as propostas de turismo criativo estão bem perto de si! Conheça os desafios, as emoções, as experiências culturais que a Rota do Românico lhe reservou…
Saudações turísticas,