O Turismo Cultural obteve o maior crescimento no contexto internacional, passando de 200 milhões de turistas em 1995 para 350 milhões em 2007, e destacando-se como o mercado que mais receita gera por viagem - como destacou Greg Richards, recentemente, em Setembro deste ano, no I Congresso Internacional da Rota do Românico.
Mas, a existência de uma oferta, dominante, demasiado “focalizada” na visita a monumentos [embora importante, e âncora] e numa abordagem estática e standard, ou seja “inibida” de criar diferenciação, exigia uma nova abordagem - o turismo criativo, que Richards muito tem contribuído para afirmar.
Com forte vertente cultural, o turismo criativo é um conceito dinâmico que vai ao encontro das actuais motivações turísticas, e sobretudo das tendências, de procura de experiências em que o turista participa activamente, em que não é um “mero espectador”, em que não se depara com algo apenas para “turista ver”. O turista é parte vital do produto, dinamizando-o, diversificando-o, inovando-o – valorizando-o!
Na abordagem criativa do turismo, o turista é simultaneamente produtor e consumidor de experiências,“agarrando” raízes culturais, “abraçando” a humanidade, em busca de autenticidade, ou meramente do que lhe é diferente; “libertando o stress do “monstro” urbano ou fugindo do silêncio do seu mundo rural em busca de espaços em que se cruzam e aculturam os povos do mundo!
O turista já não quer apenas ver vindimar, quer passear pelas quintas, colher e pisar as uvas; o turista já não quer esperar à mesa pela gastronomia quer participar na sua confecção, o turista já não quer apenas assistir ao folclore, mas antes dançar e cantar - viajando na história e cultura dos povos; o turista já não quer apenas levar lembranças das áreas de destino, mas antes participar na sua criação - o turista fartou-se de assistir. O novo turista quer viver experiências que o integrem, que o envolvam, que o enriqueçam, que o divirtam, que o libertem de algo, que…[não há limite se houver imaginação e criatividade]!
Tendo por base o mais simples, poderá surgir o mais interessante como oferta, como é exemplo o vídeo que se segue!
Mas, as propostas de turismo criativo estão bem perto de si! Conheça os desafios, as emoções, as experiências culturais que a Rota do Românico lhe reservou…
Saudações turísticas,