SABORES IN, PROJETO DO TURISMO DE FELGUEIRAS – referido por especialistas do turismo, na cerimónia de encerramento da II edição, como “um projeto de referência no produto de gastronomia & vinhos na região do Porto e Norte”.
Realizou-se no dia 05 de julho, pelas 15:30 h, na sala dos arcos da Quinta da Lixa a sessão de encerramento da II edição da iniciativa enogastronómica “Sabores IN – Gastronomia & Vinhos 2012”. Estiveram presentes cerca de 60 pessoas, entre agentes económicos ligados ao projeto, organização, entidades parceiras e comunicação social.Tendo como momento principal a apresentação dos resultados do II Concurso Gastronómico Sabores IN 2012, subordinado ao tema INovar na tradição inserido na II iniciativa, o programa teve outras vertentes de grande interesse, visando aumentar o conhecimento, incrementar a cooperação entre os agentes locais, fomentar a parceria, promover os produtos que integram a oferta turística concelhia.
Estiveram presentes na sessão de entrega dos certificados e prémios do II Concurso Gastronómico, em representação da Câmara Municipal de Felgueiras (CMF), o presidente Inácio Ribeiro, a vereadora do turismo Dulce Vieira e a vereadora da cultura Carla Meireles; o presidente da Associação Empresarial de Felgueiras (AEF) Nuno Fonseca; o presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte (ERTPNP) – Melchior Moreira; o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) – Manuel Pinheiro; o presidente da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal (APTP) e presidente do júri do concurso gastronómico – Agostinho Peixoto. Luísa Faria, da Rádio Felgueiras, foi a apresentadora do evento.
Inácio Ribeiro, presidente da CMF, enalteceu o trabalho de todos os agentes e parceiros locais envolvidos no projeto turístico “Sabores IN”: restaurantes, produtores de vinhos, produtores de doçaria tradicional, AEF, Cooperativa Terras de Felgueiras, Quinta da Lixa, Escolas de Lagares e de Idães, Agência de Viagens Marão Tâmega, Rádio Felgueiras bem como dos parceiros, de âmbito regional e nacional: ERTPP, CVRVV, Rota do Românico e APTP. Inácio Ribeiro, salientou em particular a relevância do anfitrião
“Quinta da Lixa” no papel que desempenha para o desenvolvimento e para a promoção do concelho de Felgueiras no país e no estrangeiro. O presidente, deixou uma mensagem de estimulo aos agentes económicos, de interesse em criar parcerias fortes, e de apostar fortemente no turismo [referindo-se às suas grandes potencialidades e recursos], tendo como âncora a Rota do Românico, e os produtos de excelência (citando o Pão de Ló, os vinhos e o calçado) do concelho cujo efeito sinérgico permitirá constituir uma oferta cada vez mais forte e diferenciadora no mercado.
Melchior Moreira, presidente da ERTPNP, felicitou o município de Felgueiras por ser cada vez mais positivo, destacando a relevância da oferta turística e a dinâmica em curso para o desenvolvimento do concelho pela via do turismo - acrescentando valor para a oferta da própria região do Turismo do Porto e Norte. Salientou o excelente trabalho de Felgueiras na promoção turística, considerando o projeto Sabores IN uma das referências da Gastronomia & Vinhos na região. Felicitou a Quinta da Lixa pelo sucesso empresarial com relevantes efeitos para a promoção internacional do turismo da região, fazendo referência à “medalha de ouro” que ainda recentemente obteve, maio de 2012, no “Concours Mondial de Bruxelles”, reputado concurso mundial de vinhos.
Agostinho Peixoto – presidente do júri do concurso gastronómico, salientou a excelência da gastronomia em Felgueiras sobretudo na oferta de cozinha tradicional, embora reconhecendo a importância da inovação para responder a alguma procura do mercado. Enalteceu o progresso dos restaurantes da primeira para a
segunda edição do concurso, e disse não ter dúvidas de que o Sabores IN é já um dos eventos de referência da agenda da Turismo do Porto e Norte.
Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, incidiu o seu discurso na importância de integração da oferta “gastronomia & vinhos” cada vez mais relevante para o desenvolvimento turístico da região, vincando a relevância da aposta da restauração em vinhos de qualidade - marcas da região que são de reconhecida excelência não só ao nível nacional como internacional.
Os restaurantes vencedores do concurso foram: na categoria Melhor Menu Sabores IN “Tradição” o restaurante BRASÃO (Prémio melhor Menu), e na categoria Melhor Menu Sabores IN “Cozinha de Autor” o restaurante SOPA DE PEDRA (Menção Honrosa). Os restaurantes receberam, também, os certificados de vencedores nas respetivas categorias.
Receberam certificado de participação nas duas categorias a concurso: Menu Sabores IN – “Tradição” e “Cozinha de Autor” os seguintes restaurantes: Tasca da Isausa, Caffé Caffé, Quinta da Rapadiça, e Laranjada. Receberam certificado de participação na categoria Menu Sabores IN – “Tradição”, os seguintes restaurantes: Cimo de Vila, Monte Belo, S. José, Zona Verde e Sopa de Pedra. Receberam certificados de participação na categoria Menu Sabores IN “Cozinha de Autor” os restaurantes HEDE e Brasão.
A prova comentada de quatro vinhos da Quinta da Lixa (todos medalhados nos mais reputados concursos mundiais, exportados para 20 países e disponíveis nas cartas de vinhos de muitos dos melhores restaurantes do mundo) foi um momento de relevante interesse do programa. O enólogo da casa - Carlos Teixeira comentou a prova dos vinhos, o que se traduziu numa verdadeira ação de formação de enogastronomia. O
enólogo referiu a importância da parceria estratégica, pois a presença de uma marca da Quinta da Lixa em Nova York abre “portas” para a entrada de outras marcas de Felgueiras e da região no mercado e vice versa.
O curso EFA (educação e formação de adultos) do IEFP de Braga a decorrer na AEF - Associação Empresarial de Felgueiras apresentou diversas iguarias (incidindo mais no bacalhau) para degustação, tendo merecido elogios pela criatividade, atratividade e sabor. O serviço esteve a cargo dos jovens alunos do curso de serviço de mesa da Escola de Lagares. Na degustação entraram também os doces tradicionais e os vinhos dos produtores de referência do concelho.
O programa foi enriquecido com momentos musicais (violino, piano e guitarra) pela “Art music – berço da cultura da Lixa” , da responsabilidade de professores e alunos desta escola de musica.
Toda a inforamação do projeto:
http://www.facebook.com/SaboresIn?ref=hl
http://www.saboresin.com/