28 de novembro de 2010

GUIA MICHELIN ESPANHA E PORTUGAL 2011



Um restaurante Português ganhou duas estrelas no Guia Michelin Portugal e Espanha 2011, e nove ganharam uma estrela. Com duas estrelas, o Vila Joya, em Albufeira. Com uma estrela: o Casa da Calçada, em Amarante; o Fortaleza do Guincho, em Cascais; o Tavares, em Lisboa; o Quinta das Lágrimas, em Coimbra; o Il Gallo d’Oro, no Funchal; o Amadeus, o São Gabriel e o Henrique Leis, em Almancil; o The Ocean, em Armação de Pêra; e o Willie’s, na Quarteira. O Restaurante “Eleven”, chefiado por Joachim Koerper, perdeu a sua estrela nesta edição do conceituado guia.

Mais informação, disponível em:

O destaque nacional:
O destaque da Porto e Norte:
Saudações Turísticas,

27 de novembro de 2010

PROTURISMO - APRENDER E GERIR COM CONHECIMENTO!

PROTURISMO, espaço técnico de partilha de conhecimento [do Turismo de Portugal] com os profissionais do turismo, é também obviamente de grande interesse para os alunos de turismo - futuros profissionais, sendo estes os principais destinatários da informação que aqui partilho! Aqui pode-se encontrar informação relevante sobre: Politicas e Estratégias; Mercados; Destinos Turísticos; Estatísticas; Empresas, Agenda e contactos úteis!

Destaco, como "últimas" da informação relevante disponível, o Estudo sobre a Satisfação do Turista - 2010, o Relatório de Sustentabilidade - Turismo de Portugal 2009, e os Quadros Estatísticos 2009 (definitivos).

Disponível em:

25 de novembro de 2010

Gasto médio dos turistas no Porto e Norte aumentou 6%


Conhecer o perfil de quem visita um destino turístico é perceber como orientar a oferta para aumentar: o consumo, a satisfação e a fidelização do consumidor, e assim aumentar também a qualidade da "imagem percebida" e a probabilidade de recomendação do destino aos amigos.

O download do estudo está disponível em:



Saudações Turísticas,

24 de novembro de 2010

A IMAGEM DE UM DESTINO TURÍSTICO CULTURAL: O CASO DO ALTO DOURO VINHATEIRO, PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

O perfil do visitante é caracterizado pela disponibilidade para viajar, pelo alto poder de compra, pelo nível académico e cultural elevado, e pela procura de experiências únicas, e enriquecedoras. Verificou-se que a imagem percebida de destino influencia a satisfação, a intenção de voltar e de recomendar, e que a satisfação influencia a intenção de voltar e de recomendar o ADV. A imagem percebida do destino é muito favorável, verificando-se um nível elevado de satisfação, e de intenção de recomendação, apesar de se terem identificado alguns aspectos negativos da oferta. Existe alguma incerteza em relação à intenção de voltar, o que representa um desafio para instituições e empresas - na construção de uma oferta uniforme, orientada por padrões de qualidade, direccionada aos segmentos e perfis que o estudo permite identificar, e na comunicação e promoção da forte identidade da imagem do ADV, que permita uma maior fidelização do visitante.

Estudo disponível em:




Saudações académicas,

The Future of the Book | IDEO

Inovar para melhor comunicar - "factor critico de sucesso"!


21 de novembro de 2010

Dimitrios Journeys: Tourists are back in Europe, say Bournemouth University experts - {Travel Daily News}

Público - Turistas são mais velhos, não viajam sozinhos, nem de mochila às costas

DOURO`2010 - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TURISMO

IPDT avança conclusões da Conferência Internacional de Turismo no Douro!

"Utilização das novas tecnologias de informação e hipersegmentação dos mercados é fundamental para a sustentabilidade turística da região (...)"

Saiba mais em:



Saudações Turísticas,

AS VANTAGENS DO RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal!

O portal RCAAP tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D.

O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses. A lista dos repositórios agregados no portal pode ser consultada no Directório.

O portal RCAAP é um dos componentes principais do projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.  O projecto RCAAP é uma iniciativa da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP concretizada pela FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional, disponibilizando mais um serviço avançado sobre a rede nacional de investigação e ensino, a Rede Ciência, tecnologia e Sociedade, RCTS, gerida pela FCCN. O projecto é financiado pelo POS_C - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e pela UMIC.

Toda a informação sobre o projecto RCAAP, bem como diversa documentação útil para diferentes tipos de público (docentes e investigadores, gestores de repositórios, público em geral) está disponível no site do projecto em: http://projecto.rcaap.pt/.

Para consultar directamente o repositório:


Saudações Turísticas,

DOURO`2010 - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TURISMO

Estive presente na Conferência Internacional do Douro, realizada nos dias 11 e 12 de Novembro, organizada pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).

A minha investigação académica tem vindo a ser feita neste território maravilhoso e único - Paisagem Cultural classificada como Património da Humanidade pela UNESCO!

As entidades representadas e os oradores presentes, bem como a pertinência das temáticas foram efectivamente relevantes. Além da representação nacional ao mais alto nível (Governo; CCDRN; Estrutura de Missão do Douro; Comunidade Intermunicipal do Douro; Câmara Municipal de Vila Real; UTAD; IPDT; Turismo de Portugal; ERTPNP; Turismo do Douro; ATP - Agência de Promoção Externa Porto e Norte; TAP; empresas e associações do sector) estiveram na conferência, em termos de presenças internacionais: James Dion (National Geographic);  Manolis Psarros (CED - Centro Mundial de Excelência de Destinos);  Joachim Lieber (European Spas Association - ESPA); Karen Gilchrist (Wine Travel Chile); Cathy A. Enz (Cornell University´s School of Hotel Administration;  Andrés Alcántara (IUCN  International Union for Conservation of Nature); Javier Blanco (Organização Mundial do Turismo).

A Conferência do Douro foi um exemplo do debate que o País precisa, à escala nacional, sobre o sector mais relevante para a exportação em Portugal, num período critico para a economia aos níveis nacional e internacional.


Sugiro a consulta ao  site da conferência, de interesse para aumentar o conhecimento, para se conhecerem as melhores práticas e abordagens nacionais e internacionais.

A organização informou, que serão disponibilizadas as restantes comunicações, bem como as conclusões, por isso acompanhem:


Saudações Turísticas,