Estive presente na Conferência Internacional do Douro, realizada nos dias 11 e 12 de Novembro, organizada pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).
A minha investigação académica tem vindo a ser feita neste território maravilhoso e único - Paisagem Cultural classificada como Património da Humanidade pela UNESCO!
As entidades representadas e os oradores presentes, bem como a pertinência das temáticas foram efectivamente relevantes. Além da representação nacional ao mais alto nível (Governo; CCDRN; Estrutura de Missão do Douro; Comunidade Intermunicipal do Douro; Câmara Municipal de Vila Real; UTAD; IPDT; Turismo de Portugal; ERTPNP; Turismo do Douro; ATP - Agência de Promoção Externa Porto e Norte; TAP; empresas e associações do sector) estiveram na conferência, em termos de presenças internacionais: James Dion (National Geographic); Manolis Psarros (CED - Centro Mundial de Excelência de Destinos); Joachim Lieber (European Spas Association - ESPA); Karen Gilchrist (Wine Travel Chile); Cathy A. Enz (Cornell University´s School of Hotel Administration; Andrés Alcántara (IUCN International Union for Conservation of Nature); Javier Blanco (Organização Mundial do Turismo).
A Conferência do Douro foi um exemplo do debate que o País precisa, à escala nacional, sobre o sector mais relevante para a exportação em Portugal, num período critico para a economia aos níveis nacional e internacional.
Sugiro a consulta ao site da conferência, de interesse para aumentar o conhecimento, para se conhecerem as melhores práticas e abordagens nacionais e internacionais.
A organização informou, que serão disponibilizadas as restantes comunicações, bem como as conclusões, por isso acompanhem:
Saudações Turísticas,