19 de setembro de 2011

LICENCIATURA EM TURISMO DO IESF! 2.ª FASE DE CANDIDATURAS.

Estimados alunos:

Como sabem, Portugal possui uma oferta turística maravilhosa e valiosa! No cenário de crise económica e ficanceira em que vivemos, o Turismo é, e será um pilar fundamental para desenvolver o País - numa orientação estratégica para a "diferenciação", afirmando nos mercados emissores internacionais a excelência de Portugal como destino turístico.

De acordo com o INE, no mês de Julho de 2011, os estabelecimentos hoteleiros registaram 5,1 milhões de dormidas, correspondendo a um acréscimo homólogo de 10%. (...) A nível nacional, os proveitos totais atingiram 240,8 milhões de euros e os de aposento 172,8 milhões, representando crescimentos homólogos de 11,1% e 12,5% respectivamente (http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=106165592&DESTAQUESmodo=2).

É um facto que o turismo em Portugal continua a crescer, e estima-se que vai continuar a empregar! Mas, sabe-se também que precisa de recursos humanos com melhor preparação, o que passa pelo ensino a vários níveis, incluindo o superior! Na minha opinião devemos encarar estas debilidades ao nível da formação como oportunidades para combater a grande ameça de perda de competitividade em face de uma procura cada vez mais exigente!

Pode-se dizer, sem errar, que o Turismo é uma atractiva opção de formação!

Enquanto docente de duas unidades curriculares da Licenciatura em Turismo da EST - Escola Superior de Tecnologias, do  IESF - Instituto de Estudos Superiores de Fafe, partilho a informação de que as candidaturas para a 2.ª fase do ano lectivo 2011/2012 decorrem de 15 a 30 de Setembro de 2011.

Toda a informação disponível em:

http://www.iesfafe.pt/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=30&view=viewcategory&catid=14&lang=pt

Além de docente, fui [ou melhor estive] também coordenador da licenciatura nos anos lectivos 2008/09 e 2009/10. Dessa "experiência maravilhosa" deixo algumas fotos, que ilustram a abordagem metodológica do curso, no que se refere ao suporte ao ensino, no contacto com o mercado e com a própria sociedade em que se insere:  realização de seminários com a presença de entidades públicas de tutela do sector, universidades, empresas e profissionais de grande referência no sector; viagens de estudo de grande interesse (Londres, Paris); participação em Feiras de Turismo e Conferências Internacionais; orientação para a parceria estratégica e trabalho em rede, com a participação activa da instituição de ensino, docentes e alunos.



Saudações Turísticas,

Pedro Carvalho