02 de Outubro de 2011
Montanhismo
Montanhismo
Rando Challenge ®
Inscreva-se e participe numa aventura cultural e ambiental! Almoço e Inscrições gratuitos.
A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e os Restauradores da Granja, com o patrocínio da GDF SUEZ, desafiam-no a participar no “Rando Challenge® ”, uma mistura de pedestrianismo com peddy-paper.
No final, haverá um almoço convívio durante o qual serão entregues os prémios.
Ponto de Encontro:No final, haverá um almoço convívio durante o qual serão entregues os prémios.
09h00 - Subestação do Parque Eólico das Terras Altas de Fafe – Lagoa
---- O Rando Challenge® (Regulamento) ---
Definição
O Rando Challenge® é uma prática competitiva do pedestrianismo, de forma lúdica, convivial e cultural. É organizado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal ou pelos seus clubes para partilhar o prazer da caminhada.
Cada equipa, constituída por 2, 3 ou 4 pessoas, sem distinção de sexo ou idade, deve percorrer um dado itinerário, a uma velocidade escolhida pelo organizador, aproximando-se o mais possível do tempo de referência (ver Cálculo do Tempo de Referência).
Ao longo do percurso estão distribuídas as balizas Rando Challenge® que devem ser indicadas correctamente no mapa.
Os participantes respondem durante o percurso a questões de escolha múltipla (QEM), com 3 hipóteses de resposta, as quais apelam à observação, aos conhecimentos sobre flora, fauna, história, património, etc. As equipas escolhem a resposta correcta e completam, desta forma, o cartão de controlo que lhes foi entregue na partida.
O Rando Challenge® é uma prática competitiva do pedestrianismo, de forma lúdica, convivial e cultural. É organizado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal ou pelos seus clubes para partilhar o prazer da caminhada.
Cada equipa, constituída por 2, 3 ou 4 pessoas, sem distinção de sexo ou idade, deve percorrer um dado itinerário, a uma velocidade escolhida pelo organizador, aproximando-se o mais possível do tempo de referência (ver Cálculo do Tempo de Referência).
Ao longo do percurso estão distribuídas as balizas Rando Challenge® que devem ser indicadas correctamente no mapa.
Os participantes respondem durante o percurso a questões de escolha múltipla (QEM), com 3 hipóteses de resposta, as quais apelam à observação, aos conhecimentos sobre flora, fauna, história, património, etc. As equipas escolhem a resposta correcta e completam, desta forma, o cartão de controlo que lhes foi entregue na partida.
Tipos de Rando Challenge®
Existem 3 níveis de Rando Challenge®:
- Rando Challenge® Descoberta: o mais fácil, o itinerário a percorrer está marcado no terreno e traçado no mapa;
- Rando Challenge® Perito/Open: o itinerário está só traçado no mapa;
- Super Rando Challenge®: o percurso não está marcado no terreno, nem traçado no mapa; um caderno de itinerário é dado à partida com a definição dos pontos de passagem onde estão colocadas as balizas; cada equipa traça o seu próprio itinerário no mapa, a partir das definições dos pontos de passagem. A prova está reservada aos federados na FCMP.
- Rando Challenge® Descoberta: o mais fácil, o itinerário a percorrer está marcado no terreno e traçado no mapa;
- Rando Challenge® Perito/Open: o itinerário está só traçado no mapa;
- Super Rando Challenge®: o percurso não está marcado no terreno, nem traçado no mapa; um caderno de itinerário é dado à partida com a definição dos pontos de passagem onde estão colocadas as balizas; cada equipa traça o seu próprio itinerário no mapa, a partir das definições dos pontos de passagem. A prova está reservada aos federados na FCMP.
Vencedores
À chegada, uma classificação é estabelecida pela exactidão das respostas dadas e pelo respeito do itinerário proposto e do tempo efectuado, calculado a partir da média horária estabelecida à partida pelo organizador (por ex: 3 ou 4 km/h). Desta forma, qualquer que seja a idade ou nível técnico, qualquer pessoa pode participar num Rando Challenge® sem treino específico.
Benefícios
Com o Rando Challenge® pode-se:• Descobrir a fauna e a flora de uma região;
• Testar os conhecimentos sobre o ambiente e a história;
• Desenvolver o sentido de orientação e de observação;
• Desenvolver a imaginação e o espírito de equipa na família ou entre amigos;
• Melhorar a condição física suavemente.
• Testar os conhecimentos sobre o ambiente e a história;
• Desenvolver o sentido de orientação e de observação;
• Desenvolver a imaginação e o espírito de equipa na família ou entre amigos;
• Melhorar a condição física suavemente.
Para além da actividade física, o Rando Challenge® também incrementa:• Espírito de solidariedade – os pedestrianistas participam em equipas, nas quais 2 a 4 pessoas se entreajudam para todos se apresentarem no controlo de chegada.
• Sentido de orientação – no percurso estão dispostas balizas Rando Challenge® que devem estar posicionadas correctamente no mapa entregue à equipa na partida.
• Perspicácia – em cada baliza, encontra-se uma questão/afirmação com três respostas possíveis; a equipa escolhe a resposta correcta e, assim, completa o cartão de controlo que lhe foi entregue na partida.
• Respeito das condições – cada equipa deve percorrer o itinerário proposto, tentando aproximar-se o mais possível do tempo de referência calculado pelo organizador a partir de uma velocidade imposta (3 ou 4 km/h), em função do nível da prova (Descoberta, Perito/Open ou Super).
• Sentido de orientação – no percurso estão dispostas balizas Rando Challenge® que devem estar posicionadas correctamente no mapa entregue à equipa na partida.
• Perspicácia – em cada baliza, encontra-se uma questão/afirmação com três respostas possíveis; a equipa escolhe a resposta correcta e, assim, completa o cartão de controlo que lhe foi entregue na partida.
• Respeito das condições – cada equipa deve percorrer o itinerário proposto, tentando aproximar-se o mais possível do tempo de referência calculado pelo organizador a partir de uma velocidade imposta (3 ou 4 km/h), em função do nível da prova (Descoberta, Perito/Open ou Super).
Modo de funcionamento
Marcação do itinerário
No terreno: de forma permanente (por ex: PR, GR ou outras marcas) ou temporária (efectuada pelo organizador).
No mapa: traçando uma linha colorida.
No terreno: de forma permanente (por ex: PR, GR ou outras marcas) ou temporária (efectuada pelo organizador).
No mapa: traçando uma linha colorida.
Material no terrenoOs pontos de passagem estão equipados de:
• Uma baliza da FCMP;
• Uma ficha plastificada com uma pergunta/afirmação de escolha múltipla;
• Um alicate codificado que permite à equipa provar a sua passagem pelo ponto e de validar a opção correcta no cartão de controlo;
• Um alfinete destinado a furar o mapa na localização suposta da baliza.
• Uma baliza da FCMP;
• Uma ficha plastificada com uma pergunta/afirmação de escolha múltipla;
• Um alicate codificado que permite à equipa provar a sua passagem pelo ponto e de validar a opção correcta no cartão de controlo;
• Um alfinete destinado a furar o mapa na localização suposta da baliza.
Antes da partida• Constituição da equipa de 2 a 4 elementos.
• Equipamento habitual para efectuar uma caminhada na montanha com menos de 3 horas: alimentação, vestuário, calçado com sola adaptada ao terreno, bússola, curvímetro, lápis, papel…
O organizador entrega a cada equipa:
• Folha informativa de conselhos onde se encontra a velocidade de deslocação pedida para a prova (em km/h);
• Caderno de itinerário com a definição dos pontos de passagem onde estão colocadas as balizas (indicação do nº), nas partes não traçadas no mapa (apenas no nível "Super");
• Fotocópia a cores, plastificada, de um mapa 1:25000 (formato A4);
• Cartão de controlo a picar em cada baliza, escolhendo a resposta correcta às questões de escolha múltipla, e que será devolvido no final da prova;
• Eventualmente, documentação escrita com algumas informações sobre a região, o património ou as particularidades do itinerário a cumprir.
• Equipamento habitual para efectuar uma caminhada na montanha com menos de 3 horas: alimentação, vestuário, calçado com sola adaptada ao terreno, bússola, curvímetro, lápis, papel…
O organizador entrega a cada equipa:
• Folha informativa de conselhos onde se encontra a velocidade de deslocação pedida para a prova (em km/h);
• Caderno de itinerário com a definição dos pontos de passagem onde estão colocadas as balizas (indicação do nº), nas partes não traçadas no mapa (apenas no nível "Super");
• Fotocópia a cores, plastificada, de um mapa 1:25000 (formato A4);
• Cartão de controlo a picar em cada baliza, escolhendo a resposta correcta às questões de escolha múltipla, e que será devolvido no final da prova;
• Eventualmente, documentação escrita com algumas informações sobre a região, o património ou as particularidades do itinerário a cumprir.
Partida• As partidas das equipas são espaçadas no tempo (por ex: de 3 em 3 minutos);
• Cada equipa calcula o tempo necessário para efectuar o percurso à velocidade imposta pelo organizador.
• Cada equipa calcula o tempo necessário para efectuar o percurso à velocidade imposta pelo organizador.
Chegada• Todos os membros da equipa apresentam-se no controlo;
• O chefe de equipa entrega o mapa e o cartão de controlo à organização que verificará as respostas;
• A classificação será estabelecida tendo em conta o tempo efectuado, a exactidão das respostas/afirmações e o posicionamento das balizas no mapa.
• O chefe de equipa entrega o mapa e o cartão de controlo à organização que verificará as respostas;
• A classificação será estabelecida tendo em conta o tempo efectuado, a exactidão das respostas/afirmações e o posicionamento das balizas no mapa.
Cálculo do Tempo de Referência
Mede-se a distância a percorrer no mapa com o curvímetro, depois divide-se esta distância pela média horária, em km/h, indicada pela organização, para conhecer o tempo “ideal” da equipa. Para ter em conta o desnível do percurso, deve-se acrescentar 1 km por cada 100 metros de desnível positivo.
Classificação
É estabelecida de acordo com:
• A diferença entre o tempo efectuado e o tempo de referência definido pelo organizador
- 1 minuto a mais ou a menos = 1 ponto de penalização
• A escolha das respostas nas questões de escolha múltipla
- resposta incorrecta = 5 pontos por hipótese errada
- nenhuma escolha = 10 pontos
O posicionamento correcto das balizas no mapa
- baliza “esquecida” = 10 pontos por baliza falhada
- baliza “excedentária” = 10 pontos por baliza acrescentada
- baliza mal posicionada = 5 pontos por baliza mal colocada
• A diferença entre o tempo efectuado e o tempo de referência definido pelo organizador
- 1 minuto a mais ou a menos = 1 ponto de penalização
• A escolha das respostas nas questões de escolha múltipla
- resposta incorrecta = 5 pontos por hipótese errada
- nenhuma escolha = 10 pontos
O posicionamento correcto das balizas no mapa
- baliza “esquecida” = 10 pontos por baliza falhada
- baliza “excedentária” = 10 pontos por baliza acrescentada
- baliza mal posicionada = 5 pontos por baliza mal colocada
A perda do cartão de controlo, implicará uma penalização equivalente à ausência de respostas a todas as questões.
Vence a equipa que tiver menos penalizações.
Vence a equipa que tiver menos penalizações.
Nota:
O Rando Challenge® Descoberta É O UNICO NÍVEL PARA A PROVA EM FAFE
O Rando Challenge® Descoberta É O UNICO NÍVEL PARA A PROVA EM FAFE
INSCRIÇÃO
Contactos:Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal
Telf.: 218 126 890/1
http://www.fcmportugal.com/
Restauradores da Granja
Telf.: 937 446 880
http://www.restauradoresgranja.com/
Telf.: 218 126 890/1
http://www.fcmportugal.com/
Restauradores da Granja
Telf.: 937 446 880
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