12 de março de 2012
7 de março de 2012
WORKSHOP “O KIWI, VALOR NUTRICIONAL E POTENCIAL GASTRONÓMICO” - ACRESCENTAR VALOR
A Câmara Municipal e a Cooperativa agrícola de Felgueiras promoveram no dia 03 de março, no auditório da cooperativa, um workshop de grande interesse para aumentar o conhecimento sobre a relevância do kiwi no contexto da oferta enogastronómica de Felgueiras – maior produtor nacional deste fruto delicioso.
Na sessão de abertura intervieram José Martins da Direção da Cooperativa Agrícola, João Sousa, Vice-Presidente da Câmara Municipal, e o Diretor Regional adjunto da Agricultura e Pescas do Norte – Mário Silva.
O Chef Hélio Loureiro, apresentou a comunicação “À mesa com o Kiwi”, deixando sugestões de grande interesse para inovar na gastronomia através do Kiwi.
Humberto Reis, engenheiro agrícola da Cooperativa de Felgueiras, abordou a cultura do kiwi em Felgueiras, dando ênfase às mais de 1200 toneladas que a cooperativa recolheu em 2011, destinando-se 75% à exportação, e ao processo de certificação dos pomares (alguns de referência mundial) que abrande uma área cada vez mais significativa.
A nutricionista Daniela Seabra, por sua vez, centrou a comunicação no valor nutritivo do kiwi, explicando a relevância e necessidade da sua introdução nos hábitos alimentares - quer pela riqueza impar do fruto para a saúde quer pelo valor acrescentado que representa para uma refeição equilibrada e saborosa.
Rui Pinto, engenheiro da cooperativa, foi o moderador do workshop.
Com o auditório repleto, teve lugar um interessante debate entre público, oradores e representantes de entidades convidadas: presidente da Associação Portuguesa de Kiwicultores; presidente da Fenafrutas; representante da Eurobanan em Portugal; presidente e diretor executivo da Associação Empresarial de Felgueiras, representantes da USAF. Entre o público estiveram, também, associados da cooperativa, equipa técnica da iniciativa Sabores IN, gestores dos restaurantes locais, alunos de hotelaria, representantes de associações, outros agentes locais.
No final, os presentes tiveram a oportunidade de degustar vinhos Terras de Felgueiras e diversas iguarias que integraram o sabor e a frescura do kiwi - preparadas pelos formandos do curso profissional de Cozinha do IEFP promovido pela AEF. O serviço esteve a cargo dos alunos do curso de serviço de mesa da EB 2,3 de Lagares, com orientação de Flávia Vieira - coordenadora do curso.
O workshop, realizado no âmbito 2.ª edição da iniciativa Sabores IN - Gastronomia & Vinhos 2012, traduziu-se em valor acrescentado para a qualificação e inovação da oferta gastronómica do concelho.
3 de março de 2012
FELGUEIRAS APRESENTOU EVENTOS IN, DOÇARIA E VINHOS NA BTL - FEIRAS INTERNACIONAL DE TURISMO 2012
O município de Felgueiras está a participar na BTL 2012 – maior feira nacional dedicada à atividade turística, a decorrer de 29 de fevereiro a 4 de março, no Parque das Nações, em Lisboa. A presença de Felgueiras consiste numa lógica de integração regional (com mais valias estratégicas de efeito de escala e de economia de custos), através da Rota do Românico em articulação com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, integrando-se no amplo espaço expositivo desta.
Felgueiras apresentou, no dia 29 de fevereiro, Eventos IN – Felgueiras, nomeadamente a II Edição do Sabores IN – Gastronomia & Vinhos, a decorrer de 17 de fevereiro a 25 de março; o Festival do Pão de Ló – III Mostra Anual de Doces Tradicionais, a realizar nos dias 31 de março e 01 de abril; e a Descalço – Gala Anual de Estilismo de Calçado a realizar no mês de julho.
O programa incluiu ainda uma degustação da doçaria tradicional de Felgueiras (Pão de Ló de Margaride, Cavacas e Lérias) e de Vinhos das marcas de Felgueiras, algumas premiadas ao mais alto nível internacional. Nesta ação estiveram representados vários produtores de referência.
O município foi representado pelo Presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, e pela Vereadora da Cultura, Carla Meireles.
O município foi representado pelo Presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, e pela Vereadora da Cultura, Carla Meireles.
Inácio Ribeiro apresentou os eventos que se enquadram nos produtos estratégicos “Gastronomia & Vinhos e “Turismo de Negócios” - contextualizando-os na oferta turística local, regional e nacional, salientando o papel da sinergia entre a Câmara Municipal, os parceiros, e o tecido empresarial de Felgueiras para o desenvolvimento do concelho pela via do turismo. Acrescentou que “a oferta turística encerra grande potencial, e encontra na Rota do românico e na Turismo do Porto e Norte o principal motor”.
O programa de Felgueiras mereceu grande atenção das entidades presentes e do público. O Presidente da Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira, salientou que “o município de Felgueiras é um exemplo em termos do contributo para a promoção e qualificação da oferta turística da região”.
Inácio Ribeiro e Carla Meireles integraram a comitiva de visita ao espaço promocional da Turismo Porto e Norte, que contou com a presença do Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e a Secretaria de Estado do Turismo, Cecília Meireles. A comitiva de Felgueiras, que integrei (coordenação técnica), estabeleceu contactos com várias organizações, numa efetiva ação promocional do turismo de Felgueiras.
SABORES IN - GASTRONOMIA & VINHOS - FELGUEIRAS 2012
Com este projeto, que se enquadra no produto estratégico da região “gastronomia & Vinhos”, pretende-se: “preservar a identidade enogastronómica, estimular e promover a sua inovação, tendo como orientação estratégica a diferenciação pela qualidade; potenciar as potencialidades da oferta enogastronómica, visando apoiar a qualificação de produtos e serviços; estruturar a oferta através da cooperação intersectorial e da parceria estratégica (efeito sinérgico); apoiar e beneficiar dinâmicas geradoras de fluxos de visitantes e turistas com destaque para a Rota do Românico; promover a Cozinha de Autor em Felgueiras, e apresentá-la ao mercado; premiar a excelência, através do II Concurso Gastronómico, subordinado ao tema INovar na Tradição”.
Os menus Sabores IN, incluem pratos tradicionais e de cozinha de autor com base na tradição gastronómica, e na qualidade dos produtos locais, com destaque para o Pão de Ló de Margaride, as cavacas, as lérias, os Vinhos, e o kiwi. Poderá degustar os menus Sabores IN, às Sextas-Feiras (jantar), aos Sábados, aos Domingos, nos 19 restaurantes aderentes.
Todos os menus incluem: entradas, sopa, prato principal, sobremesas, vinhos verdes das marcas de Felgueiras, e café. O preço do menu, por pessoa, inclui um desconto promocional de 20% do valor normalmente praticado por cada restaurante.
A iniciativa conta também com a adesão do alojamento que lhe oferece 15% de desconto nas noites de Sexta, Sábado, Domingo – para turistas com motivação de visita Sabores IN. Esta promoção do alojamento, será válida até dia 01 de abril, para turistas com motivação “Festival de Pão de Ló”, que se realizará nos dias 31 de março e 01 de abril.
De referir que a ação, organizada pela Câmara Municipal de Felgueiras, conta com a parceria da Associação Empresarial de Felgueiras, e com o apoio de entidades de âmbito local, regional e nacional, a saber: Turismo Porto e Norte de Portugal, E.R., da Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes, da APTP - Associação de Profissionais de Turismo de Portugal, da Rota do Românico, da Agência de Viagens Marão Tâmega, da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, da EB 2/3 de Idães e da EB 2/3 de Lagares.
Restauração aderente:
Adega Sousa; Laranjada; “O Veleiro”; Tasca da Isaura; Brasão; Caffé Caffé; Cangalho; Cimo de Vila; Hotel Albano; HEDE; Mares e Marés; Monte Belo; Quinta da Laranjeira; Quinta da Rapadiça; S. José; S. Pedro; Sopa de Pedra; St.ª Quitéria; Zona Verde.
Alojamento aderente:
Hotel Horus****/Apartamentos Turísticos Horus****; Hotel Albano**; Paço de Pombeiro – TH; Quinta do Mosteiro – Apartamentos Turísticos****.
Poderá obter toda a informação, incluindo os preços dos menus e do alojamento, através do Guia Sabores IN – gastronomia & Vinhos 2012, que está também disponível em: http://www.saboresin.com e http://www.facebook.com/SaboresIn
PORTUGAL PREMEIA A EXCELÊNCIA NO ENSINO DAS ESCOLAS DO TURISMO DE PORTUGAL
Existe um protocolo entre o Ministério dos Negócios estrangeiros e o Turismo de Portugal, assinado ontem no âmbito da BTL - Feira Internacional do Turismo, que vem premiar a excelência no ensino na hotelaria e restauração, garantindo assim maior qualidade no quadro da promoção externa. Os dez melhores alunos das Escolas do Turismo de Portugal vão ter oportunidade de trabalhar nas cerca de 80 Embaixadas de Portugal, de acordo com o comunicado do “Turismo de Portugal”.
Os estudantes escolhidos irão desempenhar cargos de chefs de cozinha, pastelaria, empregados de mesa ou bar.
“A formação é uma das prioridades do Turismo de Portugal que gere 16 escolas de norte a sul do país. Os mais de 3000 alunos formados anualmente, têm uma taxa de actividade de 80 por cento".
Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=542075
Que se faça o mesmo no ensino em geral!
Os estudantes escolhidos irão desempenhar cargos de chefs de cozinha, pastelaria, empregados de mesa ou bar.
“A formação é uma das prioridades do Turismo de Portugal que gere 16 escolas de norte a sul do país. Os mais de 3000 alunos formados anualmente, têm uma taxa de actividade de 80 por cento".
Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=542075
Que se faça o mesmo no ensino em geral!