A Câmara Municipal e a Cooperativa agrícola de Felgueiras promoveram no dia 03 de março, no auditório da cooperativa, um workshop de grande interesse para aumentar o conhecimento sobre a relevância do kiwi no contexto da oferta enogastronómica de Felgueiras – maior produtor nacional deste fruto delicioso.
Na sessão de abertura intervieram José Martins da Direção da Cooperativa Agrícola, João Sousa, Vice-Presidente da Câmara Municipal, e o Diretor Regional adjunto da Agricultura e Pescas do Norte – Mário Silva.
O Chef Hélio Loureiro, apresentou a comunicação “À mesa com o Kiwi”, deixando sugestões de grande interesse para inovar na gastronomia através do Kiwi.
Humberto Reis, engenheiro agrícola da Cooperativa de Felgueiras, abordou a cultura do kiwi em Felgueiras, dando ênfase às mais de 1200 toneladas que a cooperativa recolheu em 2011, destinando-se 75% à exportação, e ao processo de certificação dos pomares (alguns de referência mundial) que abrande uma área cada vez mais significativa.
A nutricionista Daniela Seabra, por sua vez, centrou a comunicação no valor nutritivo do kiwi, explicando a relevância e necessidade da sua introdução nos hábitos alimentares - quer pela riqueza impar do fruto para a saúde quer pelo valor acrescentado que representa para uma refeição equilibrada e saborosa.
Rui Pinto, engenheiro da cooperativa, foi o moderador do workshop.
Com o auditório repleto, teve lugar um interessante debate entre público, oradores e representantes de entidades convidadas: presidente da Associação Portuguesa de Kiwicultores; presidente da Fenafrutas; representante da Eurobanan em Portugal; presidente e diretor executivo da Associação Empresarial de Felgueiras, representantes da USAF. Entre o público estiveram, também, associados da cooperativa, equipa técnica da iniciativa Sabores IN, gestores dos restaurantes locais, alunos de hotelaria, representantes de associações, outros agentes locais.
No final, os presentes tiveram a oportunidade de degustar vinhos Terras de Felgueiras e diversas iguarias que integraram o sabor e a frescura do kiwi - preparadas pelos formandos do curso profissional de Cozinha do IEFP promovido pela AEF. O serviço esteve a cargo dos alunos do curso de serviço de mesa da EB 2,3 de Lagares, com orientação de Flávia Vieira - coordenadora do curso.
O workshop, realizado no âmbito 2.ª edição da iniciativa Sabores IN - Gastronomia & Vinhos 2012, traduziu-se em valor acrescentado para a qualificação e inovação da oferta gastronómica do concelho.